sábado, 5 de dezembro de 2009

Governo Portugues paga 99 500 euros por um site

No passado mês de Julho foi colocado online o portal oficial das celebrações do centenário da República Portuguesa. Um trabalho feito pelo atelier de design Henrique Cayatte, por ajuste directo, ou seja, sem concurso e que custou ao estado 99 500 euros, como pode ser verificado no Base, um site de informações sobre contratos públicos

O portal tem como base o Drupal, uma plataforma pré-construida para gerir conteúdos e que é open source (gratuita) e utiliza o tema “Zen” (também gratuito), que define a maior parte das opções estéticas do site. Estas ferramentas minimizam uma grande parte do trabalho estrutural e de design de qualquer tipo de site, uma vez que a carroçaria está praticamente feita. Dá-se uma de mão na cor escolhida e entrega-se a chave ao cliente.

O mesmo designer também criou (já a titulo individual) o estacionário do mesmo evento – o papel de carta, cartões e envelopes – por um valor mais reduzido: 90 000 euros.

Parece que o pessoal responsável por esses contratos não sabem ou não querem saber do preço real das coisas, fico com a sensação que é mais uma daquelas coisas do amigo que faz um favor a outro amigo de forma aos 2 saírem a lucrar a custa do dinheiro dos contribuintes, que a meu ver deveria ser legislado para que os responsáveis fossem punidos com penas de prisão efectivas, se querem que este modelo social funcione tem que ser eles os primeiros a dar o exemplo, ou então teremos que pensar em mudar para um sistema social mais simples e mais justo com todos.

Sem comentários:

Enviar um comentário