quinta-feira, 31 de maio de 2012

O que é a crise economica, explicado de forma simples

Para uma economia funciona é preciso haver 2 coisas , compradores e vendedores,

Para os vendedores  produzirem produto ou serviços tem que gastar dinheiro, isto é conhecido como gastos de produção. precisam de dinheiro para produzir para pagar matéria prima e mão de obra,etc na grande maioria dos casos as empresas não tem esse dinheiro e precisam de pedir empréstimos ao banco, quando o banco empresta o ciclo económico perpetuar-se, isto é o vendedor produz o produto, e o comprador compra, é importante ter em conta que todas fazem parte dos vendedores e dos compradores, ex: um padeiro vende pão a um carpinteiro, o padeiro é o vendedor e o carpinteiro é o comprador, se o padeiro precisar de alguém que restaure a mesa de madeira lá de casa então vai falar com o carpinteiro passando agora a ser o comprador (de um serviço )e o carpinteiro vendedor.
esta é a teoria por de traz de todo o sistema económico da sociedade, não é preciso tirares um curso de economia para entender isto, uma frase que eu ouvi á algum tempo e que achei que explica bem o sistema económico é esta:

Com o dinheiro só consegues fazer 4 coisas, comprar ,vender, emprestar, e doar.

Como a crise se formou?
bem a crise não é culpa da compra e venda, já que a procura e a demanda tendo em conta que a população do mundo aumenta teria que aumentar exponencialmente, o problema esta em quem empresta, isto é, os bancos, agora imagina que alguns bancos muito poderosos tendo em conta só à avareza e à vontade de ganhar cada vez mais e mais com a ajuda de especuladores financeiros (WALL STREAT) inventaram um sistema de fazer dinheiro quase como apostas, conhecidos como produtos derivados, que ninguém entende bem como funciona , só eles, e que basicamente este sistema tem com base as hipotecas de quem comprava as casas unidos, e a probabilidade de esta pessoa tem de pagar a sua hipoteca ao banco, eu sei é esquisito e só eles sabem como fizeram para ganhar dinheiro com esta treta .
os bancos emprestavam dinheiro as empresas de construção para fazerem as casas e emprestavam as pessoas para que as pessoas pudessem comprar essas mesmas casa, este sistema funcionou durante uns anos, o problema é que as casas cada vez eram mais caras e as pessoas tinham que fazer empréstimos maiores aos bancos, até que chegou o momento em que muita gente não consiga pagar as casas  os bancos deixaram de receber as hipotecas dos compradores de casas, por consequência cada vez menos gente comprava casa, cada vez mais empresas de construção ficavam sem trabalho e cada vez mais as empresas de construção deixaram de poder   pagar os empréstimos que tinham feito aos bancos para poder construir casas, e o sistema imobiliário  falha por completo nos estados unidos.
 o grande problema aqui foi os grande bancos americanos e WALL STREAT  terem inventado aquele sistema de fazer dinheiro com base nas hipotecas de quem comprava as casas, as pessoas deixaram de pagar as hipotecas e esses" derivados" depressa ficaram lixo, não tinham qualquer valor.
antes de isto acontecer, muitos bancos europeus já tinham comprado esses derivados, por isso  quando o sistema  falhou nos estados unidos toda gente foi afectada, e como é evidente isto afectou mais os países pobres do que os países ricos(Portugal e Grécia ), e aqueles países onde um grande numero de bancos tinha apostado na compra destes produtos financeiros.
Os bancos não são obrigados a terem todo o dinheiro dos depositantes nos cofres, por norma os bancos investem o dinheiro no depositante numa variedade de coisas para terem lucro e pagar os juros das contas a praso, der-repente os bancos que tinham grande parte do capital investido neste produtos ficaram sem dinheiro, como os bancos também dependem de outros bancos para pedir dinheiro emprestado o sistema bancário ficou com pouco dinheiro, por consequência para poder ter lucro e pagar os juros aos clientes, deixaram de emprestar dinheiro como emprestavam, por consequência o padeiro deixou de poder comprar a farinha para fazer o pão e não teve possibilidades de pagar ao carpinteiro pela restauração da mesa.

De quem é a culpa?
 A culpa é antes de mais das pessoas que deveriam regular o sistema económico e impedir que meia dúzia de filhos da puta avarentos fizessem isto.
de seguida a culpa é de que inventou este tipo de produtos financeiros, WALL STREAT.
como terceiros e últimos culpados estão os outros bancos e os banqueiros esta que  achavam que este sistema ia dar dinheiro indefinidamente.


Como superar a crise?
fala-se muito de austeridade, na necessidade de os governos terem as conta publicas em ordem, e acredito que isso seria uma prioridade com ou sem crise, os governos deveriam controlar e racionalizar os gastos de
forma eficiente, bem isto em países corruptos como Portugal foi algo que nunca foi feito, mas a única forma de superar a crise é: meter dinheiro na economia, isto é, dar dinheiro aos bancos para que estes possam emprestar dinheiro ás empresas para que estas possam produzir e vender. isto juntamente com politicas que apõem a produção e penalizem os banqueiros cada vez que inventem esta espécie de jogos, e claro se metessem alguns na cadeia para ser de exemplo não se perdia nada.quem é que mete o dinheiro no banco e quanto dinheiro tem que ser metido é que tem sido a grande discussão destes últimos anos e assunto para outro post, espero que tenha ajudado a esclarecer um pouco mais .

2 comentários:

  1. Gostei da forma como pensa em superar a crise! Basta injetar dinheiro, meter uns quantos tipos (daqueles que ninguém gosta)na cadeia e penalizar alguns banqueiros já que são eles que mexem no dinheiro, e controlar as contas publicas. Como será que ninguém se lembrou disso antes?
    É apenas um ponto de vista.

    ResponderEliminar